Thursday, May 20, 2010

Timor-Leste e 8 anos de Vida

Foi em 1999 que se deu o massacre. Porque não foi dada escolha a um povo. Foi imposta uma vontade. Uns morreram a lutar, outros levados para a outra ponta da ilha. Outros fugiram para montanhas remotas.

1999. Um ano triste. Um ano de sangue, suor e lágrimas. E Portugal assistia. Via na televisão e chorava. Mas nada mais. Mal se sabia que o Cemitério de Santa Cruz ia ficar repleto de gente. E uma “cruz grande” é a única forma de homenagear e simbolizar todos aqueles cujos destroços não permitiram identificar. Uma cruz. Muita gente.

20 de Maio de 2002. O ano. A independência total. Um recomeço. Começar do zero, mas desta vez por si só. Pelo povo que quis. Pelas mulheres, pelos homens que foram às urnas de livre vontade. Um novo país nascia.

Hoje, 8 anos depois (já…!!!) comemora-se a data de sorriso nos lábios, mas não sem esquecer o custo que teve. Não sem esquecer todos os que ficaram por ver este dia ano após ano.

Hoje estás de parabéns. Hoje é o teu aniversário. Que nunca mais te roubem o que agora de tão precioso tens. Que cresças, que sejas feliz. Que tenhas quem faça por ti o que outros tentaram e falharam.

Hoje é dia de celebrar e relembrar o custo que pode ter a liberdade. Que sirva de lição a outros. Porque o que para uns é garantido, para outros é ainda uma luta. Que neste dia sirvas de exemplo. Que neste dia te olhem de baixo!

E que continues a subir…

Onde as gentes dão sorrisos antes que possamos dar o nosso. Onde uma criança diz em bom português:

- Olá. Como é que te chamas?

- Pekenina. E tu?

- Eu chamo-me Luís e tenho cinco anos.

(E uma lágrima escorreu-me inevitavelmente…)

- Estás triste? – perguntou-me enquanto me abraçava a cintura.

- Não. Estou muito feliz. – respondi com um sorriso.

 

Aqui nasce a minha paixão pelo outro lado do mundo… Onde o Sol adormece a vermelho morango…

PraiaCristoRei_15Set08

2 comments:

C.I.L. said...

um abraço, as mãos dadas.... quando as palavras já não são necessárias =)

um beijo...*

Unknown said...

Já vou falar disso... =P

Foi tão bom...

Beijo*