Sunday, January 8, 2012

Realidades

J. é um menino como muitos outros. Ou talvez não. Como eu fui não é de certeza. J. mora nas montanhas a 2h a pé da vila mais próxima. Tem pai, mãe e é o mais novo de quatro irmãos: o DSEmais velho trabalha no centro juvenil a cuidar de outras crianças; a irmã mais velha está no 12º ano a estudar na cidade, a 50Km de distância (neste país quer isto dizer que vive na escola, longe dos pais); a irmã do meio vai agora para o 10º ano para a escola da irmã, mas os pais não têm dinheiro para manter os três na escola ao mesmo tempo. Vivem do que a terra lhes dá e das plantações de café que têm e onde trabalham.

J. sendo o mais novo ainda estuda na escola da vila, mas isso significa que se levanta às 4h da manhã todos os dias para tomar o pequeno-almoço e chegar à escola a horas. Demora 2h a chegar à escola pois não há transportes públicos nas montanhas. Vai a pé. Chega da escola por volta das 18h, come alguma coisa e faz os TPC para logo de seguida ir dormir, exausto.

J. é benfiquista e adora jogar futebol. Comprei-lhe um equipamento do SLB para lhe oferecer. Tenho a certeza que os olhos dele vão brilhar até não poder mais.

“Amadrinhei” a irmã do meio. Pago-lhe as propinas da escola e comprei-lhe roupa para usar na escola nova. Vai acabar o 12º ano e depois segue para a Universidade. É o desejo dela e vou fazer para que se concretize.

Se já era consciente de outras realidades, este ano “fez-se luz”.

Que não haja luz natalícia na baixa lisboeta, who cares? Que não haja decoração no Marquês de Pombal, so what?

Há no mundo mais uma criança a continuar a estudar e a assegurar o seu futuro.

E desengane-se quem pensa que escrevo este post para me vangloriar do que quer que seja. Há coisas que não precisam de explicação…

Um 2012 com sorrisos e brilhos nos olhos para todos Smile

5 comments:

JCA said...

bem que necessitamos de sorrisos com brilho no olhos


*****

Unknown said...

Fossem todos assim tão fáceis...
Beijinhos por aí :)

JB said...

Quase sempre, e infelizmente, as pessoas têm a tendência para olhar apenas para o seu umbigo e restrito universo...

Nothingandall said...

Bonito! E J. merece. Além do mais é benfiquista. Quem não ficaria contente em receber um equipamento do SLB? eheheh

Um Bom Ano de 2012 e que os augúrios de má sorte que os políticos do nosso país indiciam não se confirmem!

C.I.L. said...

A minha primeira expressão foi de "WOOOWW", com uma lágrima no canto do olho.... mas após uns momentos a pensar e imaginar tudo.....que bonito...parece que.... irreal!!! Mas algo que alguem muito bonito faria...

Beijo com saudade...=)